Servidores entregam pauta de reivindicações ao prefeito

20180301-sindserv-maua-entrega-da-pauta-ao-prefeito-foto-por-valdeci-l-barros-010 - 534x804

Sindserv entregou nas mãos do prefeito Atila a pauta de reivindicações da campanha salarial. (Foto: Valdeci L. Barros/Sindserv)

Em reunião com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá, nesta quinta-feira (1), no Paço Municipal, o prefeito Atila Jacomussi recebeu em mãos a pauta de reivindicações da campanha salarial. No documento, os trabalhadores pedem aumento real de 10%, reposição da inflação, abono mensal no valor de R$ 450,00, entre outras demandas.

A pauta foi elaborada com base na pesquisa de opinião apurada entre os servidores nos meses entre outubro e dezembro do ano passado. “Consultamos os trabalhadores, que nos ajudaram a definir quais devem ser as prioridades, agora vamos sentar na mesa de negociação e apresentar nossas reivindicações”, explicou Jesomar Alves Lobo, presidente do Sindserv.

Segundo o prefeito Atila Jacomussi, o município é o segundo com mais emendas parlamentares no Estado de São Paulo, perde apenas para Praia Grande, fato que pode proporcionar investimentos no funcionalismo. “Vivemos um momento importante para nossa cidade, conquistamos investimentos em emendas parlamentares”, pontuou. “Somos a única cidade da região que reconheceu e valorizou no salário os trabalhadores, isso porque o sindicato é participativo e cobra [melhorias], e temos o compromisso desse grande presente que foi pré-anunciado e agregar valor no servidor é importante”, defendeu.

Pauta

A pauta de reivindicações está dividida em três eixos: econômico, estatutário e social.

Cláusulas econômicas: os trabalhadores reivindicam aumento real de 10%, abono mensal no valor de R$ 450,00 para quem recebe até quatro vezes o piso da categoria, reposição da inflação (2,86%, segundo IBGE), e aumento para R$ 450,00 no auxílio alimentação, conforme cesta básica de São Paulo, medida pelo Dieese.

Cláusulas estatutárias: criação de calendário para implantação do plano de carreira, transformar o quinquênio em biênio, possibilidade de receber licença-prêmio em dinheiro, criar comissão para reformar o Estatuto dos Servidores, adequar o regulamento administrativo à legislação, criar um instituto de previdência, reformular o estatuto do magistério, aplicar as leis que regulamentam a Guarda Civil Municipal, reduzir a jornada da enfermagem e das auxiliares de desenvolvimento infantil, conceder os mesmos benefícios dos servidores aos agentes de saúde e de combate às endemias e revisão da jornada 12 por 36.

Cláusulas sociais: melhorar as condições de trabalho, ampliar o direito ao auxílio alimentação, convênio odontológico, combate ao assédio moral, manutenção e reposição de equipamentos de proteção individual, seguro de vida, auxílio acidente e concessão de vale cultura.

Negociação

Protocolada a pauta, a administração deve realizar estudos de impacto jurídico e financeiro para negociar com o sindicato. Uma nova reunião está agendada para a próxima segunda-feira (5), na Secretaria de Governo, para definir a data da primeira rodada de negociação da campanha salarial.

protocolo-pauta-campanha-salarial-sindserv2018-pg1

protocolo-pauta-campanha-salarial-sindserv2018-pg2

3 comentários sobre “Servidores entregam pauta de reivindicações ao prefeito

1. Pingback: Reunião para negociar reajuste é cancelada | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá