A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mauá opera há mais de um ano com coletes balísticos vencidos, sem novos uniformes, sem treinamento permanente, com munição e armamento obsoletos. O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) solicitou, em 04/08, uma reunião com o secretário de Segurança Pública, Paulo Barthasar Júnior, para tratar do assunto e buscar soluções para o problema, mas não houve resposta até o fechamento desta matéria.
Para o diretor do Sindserv Wagner Reis da Silva, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), celebrado com o Ministério Público, poderia garantir a busca pela solução efetiva do problema. “Colocar o guarda na rua com o equipamento vencido é equivocado, quem vai se responsabilizar se ocorrer alguma fatalidade?”, indagou. “Um Termo de Ajuste de Conduta celebrado entre Ministério Público e Prefeitura, intermediado pelo Sindicato, poderia garantir a busca por uma solução para o problema”, pontuou.
Segundo o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, o Sindicato tem buscado manter constante diálogo com a Administração para agir em conjunto na busca por melhores condições de trabalho. “Temos procurado manter os canais de diálogo abertos com a Administração municipal para que juntos busquemos caminhos de resolver o problema, mas diante do impasse da ausência de respostas, vamos considerar o caminho judicial”, apontou. “Tudo que queremos é que os trabalhadores da Guarda atuem com segurança no trabalho e que, assim, protejam a cidade”, concluiu.

Sindserv protocolou ofício, em 04/08, para solicitar audiência com o secretário de Segurança Pública, mas não houve resposta.
Histórico
Sindserv e Cipa alertaram a administração, à época, dos riscos envolvidos na falta de substituição do equipamento de proteção individual.

A Cipa da Prefeitura encaminhou comunicação interna para solicitar auditoria nos equipamentos.
Pingback: Sindserv Mauá reúne GCM’s, que pedem valorização | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá
Pingback: Sindserv encaminha reivindicações da GCM a secretário | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá
Pingback: Servidores entregam pauta de reivindicações ao prefeito | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá