Diretores do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá estão em visita, a partir desta segunda (25), a todos os departamentos e equipamentos da Prefeitura, Câmara Municipal e autarquias para apurar a opinião dos trabalhadores por meio de uma pesquisa. O objetivo é subsidiar a pauta de reivindicações para a campanha salarial de 2018.
Foi enviado ofício, no dia 28/08, a todos os secretários e ao gabinete do prefeito para informar sobre a realização da atividade sindical.

A pesquisa de opinião vai revelar o que os trabalhadores consideram que deva ser prioridades na próxima campanha salarial.
O formulário é simples, de rápido preenchimento e está dividido em três partes: pautas econômicas, para apurar a adoção de abono ou inflação para reposição das perdas dos últimos 12 meses; prioridades, para que o trabalhador aponte a ordem dos temas mais importantes da pauta; e pautas sociais, que busca avaliar a qualidade das refeições fornecidas nos refeitórios do Paço Municipal e da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) e dos marmitex que são entregues nos equipamentos públicos.
No formulário da pesquisa, o servidor não precisa se identificar de forma pessoal, apenas funcional. A medida visa proteger o sigilo das opiniões registradas.
Após o preenchimento, apenas uma lista de participação deve ser assinada para assegurar a lisura do levantamento.
Como preencher
Identificação
Primeiramente, o servidor deve preencher os dados de identificação: local de trabalho, secretaria e cargo ou função. Essas informações auxiliarão nos recortes de apuração, caso seja necessário seguimentar os resultados.
Abono x Inflação
Em seguida, o trabalhador escolhe o formato de reposição das perdas inflacionárias de sua preferência: abono com incorporação ou recomposição da inflação. São apresentados dois cenários. No primeiro se a inflação fechar menor que 5%. No segundo se a inflação ficar maior que 5%.
Segundo a Tailor Consulting, a tendência para a inflação é de queda. “Está foi a menor inflação para o mês de agosto desde 2010. Com este resultado, a inflação acumulada em 12 meses ficou em 2,46%, a menor desde fevereiro de 1999”, divulgou a consultoria em seu boletim econômico. O governo federal estima que a inflação para o próximo ano deverá ficar abaixo da meta-limite de 3%.
Prioridades
Após decidir o modelo de reposição das perdas, o servidor vai selecionar as prioridades da categoria e numerá-las de 1 a 14, em que 1 é mais importante e 14 é menos importante (sem repetir números e todos os 14 itens devem ser preenchidos). Caso haja sugestão de algum novo item a ser incluído, há no final um campo para preencher.
Qualidade da refeição
Por fim, o servidor vai avaliar a refeição fornecida pela empresa Real Food, responsável pelo serviço. São quatro opções: ótimo, bom, ruim ou péssimo. A opção “regular” é considerada “bom”. Caso não faça uso desse serviço, o trabalhador não deve preencher esse item.
Lista de participação
Após preencher o formulário da pesquisa de opinião, o servidor deve assinar a lista de participação. É fundamental a assinatura para comprovar a participação dos servidores e garantir a lisura e a confiabilidade da apuração.
Na lista, o trabalhador ainda pode indicar se tem desejo de participar do 5º Seminário de Formação Sindical, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, com palestras de interesse dos servidores públicos.
Participação
Caso o servidor não esteja presente no momento da visita do diretor, os formulários da pesquisa estão disponíveis também na sede do Sindserv: Rua Santos Dumont, 507. Vila Bocaina. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4547-4123, se segunda a sexta, das 8h às 17h.
Pingback: Servidores entregam pauta de reivindicações ao prefeito | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá
Pingback: Campanha Salarial: negociação não avança e Sindserv faz proposta alternativa | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá