O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, anunciou, no Paço, a criação da lei do plano de carreira para auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI). O anúncio foi publicado, nesta terça-feira (19), na página do chefe do Executivo no Facebook. A publicação, entretanto, não faz menção se a conquista se estenderá a todo o funcionalismo. Outros avanços foram anunciados, como a formação continuada e o recesso unificado.

O prefeito Atila Jacomussi entregou ao presidente da Câmara Municipal, vereador Admir Jacomussi, projeto que institui o plano de carreira para auxiliares de desenvolvimento infantil. Foto: Prefeitura de Mauá.
No discurso, o prefeito relembrou das dificuldades financeiras do município e dos compromissos assumidos durante a campanha, mas não estipulou data para a redução de jornada pleiteada pelo seguimento. “Pela primeira vez, agora em 2018, eu vou poder fazer um orçamento e aí a gente vai preparar os impactos para a cidade”, pontuou. “Vão ser três meses difíceis que nós vamos ter, dificílimos, devido ao descaso e abandono que a cidade ficou”, previu. “A gente sabe que é um grande sonho e um sonho não acontece se sonharmos dormindo, nós temos que sonhar acordados, que é a redução da carga horária de 40 para 30 horas, nós estamos trabalhando firme, ao lado de vocês, seguindo a programação de compromisso”, concluiu sem mencionar uma agenda de diálogo.
Para o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, a iniciativa é positiva mas ressalta que se tivesse havido o devido diálogo poderia ter anunciado a conquista para todo o funcionalismo. “Trabalhadores e sindicato recebem de bom grado iniciativas positivas que venham a valorizar os ADI’s, claro que se tivesse mantido abertos os canais de diálogo, consultado os principais interessados que são os servidores e sua entidade representativa, essas conquistas teriam maior alcance”, apontou. “Temos uma comissão permanente de negociação para tornar horizontal o diálogo entre trabalhadores e empregador, poderíamos ter encontrado meios de atender de forma justa as reivindicações de uma ampla, diversa e segmentada categoria”, acrescentou.
Diálogo
Em março, o prefeito decretou a criação de uma comissão permanente de negociação, composta por quatro membros do Sindserv e pelos secretários de Administração, Assuntos Jurídicos, Governo e Finanças. Entre as atribuições, de acordo com a legislação, o chefe do Executivo indicou que caberia ao grupo discutir “estudos e negociações das reivindicações da pauta apresentada pelo Sindicato”.
A conquista anunciada nesta terça-feira não foi encaminhada à Comissão Permanente de Negociação, nem ao Sindserv e não houve deliberação. “O anúncio pegou a todos de surpresa, partiu do próprio governo e foi ótimo, o plano de carreira é o que o servidor mais aguarda, esperamos agora que o mesmo anúncio da estenda a todos os servidores da Prefeitura”, defendeu Jesomar Lobo.