Sindserv de Mauá cobra medidas e protocolos de prevenção para retorno do atendimento presencial

Após a Prefeitura de Mauá determinar o restabelecimento do atendimento presencial em todas as repartições públicas do município, o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) encaminhou à administração, nesta terça-feira (16), um ofício para cobrar a adoção de medidas e protocolos de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com as recomendações do Organização Mundial de Saúde e das autoridades sanitárias.

mau---representantes-sindicais-do-estado--debatem-os-desafios-do-setor-pblico_24347718324_o_1368x768

O presidente do Sindserv, Jesomar Lobo, cobra medidas da Prefeitura para proteger servidores públicos, como a testagem periódica, fornecimento de EPI’s e protocolos de segurança sanitária. (Foto: Sindserv)

Para o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, o objetivo é minimizar os riscos de contaminação no âmbito do trabalho. “Devem ser adotadas as medidas necessárias, por meio da implantação de protocolos a serem atendidos pelos trabalhadores e demais pessoas que ingressarem ou permanecerem nas dependências dos equipamentos públicos”, ressaltou. “Temos que assegurar a prevenção de todas as pessoas e para isso se faz necessário adotar todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e demais órgãos de autoridade sanitária”, pontuou.

Entenda

De acordo com o Decreto nº 8.717, de 11/06/2020, os funcionários públicos da Prefeitura de Mauá e autarquias deverão retornar às atividades presenciais a partir desta quarta-feira (17), com exceção daqueles com idade superior a 60 anos, com idade inferior a 60 anos mas com saúde debilitada ou doença crônica, gestantes e professores, auxiliares e merendeiras. Ficam de fora dessas exceções os servidores das secretarias de Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil, Promoção Social e Segurança Alimentar.

O Decreto determina ainda o uso obrigatório de máscaras faciais e a higienização de mãos pelos servidores públicos e a disponibilização de álcool em gel 70º para toda a população.

O expediente administrativo será das 8h às 17h, enquanto que o atendimento ao público externo fica compreendido entre 10h e 14h.

Prevenção

No documento, o Sindserv reivindica as seguintes medidas: instalação de pias nas entradas principais dos prédios públicos para lavagem das mãos; tapetes sanitizantes; aferição de temperatura por meio de termômetros infravermelhos por aproximação; instalação de dispensers de álcool em gel 70º nas áreas de circulação; distribuição de máscaras de proteção facial; vacinação antigripal para todos os servidores;

O ofício ainda pede: aplicação de testes para Covid-19 no retorno das atividades presenciais e a cada 15 dias; reforço das medidas de limpeza e desinfecção de superfícies e áreas; divulgação de informações que ajudem no enfrentamento ao Covid-19; Distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas nas dependências dos prédios públicos; não-compartilhamento de objetos de uso pessoal; higienização das mãos antes e depois do manuseio de materiais e equipamentos de uso coletivo;

Outros protocolos indicados pelo Sindserv são: orientações para cobrir o nariz e boca com os braços ao tossir ou espirrar; higienização das mãos antes e depois de apertar botões em elevadores; evitar aglomeração nas dependências de copas e banheiros; e manter a distância mínima regularmente durante a utilização dos ambientes e equipamentos coletivos;

Crianças

O Decreto autoriza os gestores das pastas a manter na modalidade home office as funcionárias com filhos em idade pequena, na fase de creche ou educação infantil. O Sindserv pede que a medida seja garantida também aos pais de gênero masculino, com o objetivo de preservar os direitos da criança, conforme amplamente garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Decreto-8717---2020---Retomada-dos-serviços-públicos-1Decreto-8717---2020---Retomada-dos-serviços-públicos-2

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.