Após receber reclamações sobre a instituição financeira que administra a folha de pagamento da Prefeitura, o Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá foi à cooperativa de crédito Sicredi da cidade, nesta segunda-feira (16), para discutir uma parceria e oferecer soluções bancárias e financeiras para o funcionalismo. A cooperativa oferece todos os serviços prestados por qualquer banco mas a taxas menores.
Para o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, a parceria chega em momento oportuno diante da crise econômica. “As pessoas estão cortando gastos para economizar, o trabalhador não aguenta mais pagar tantas taxas absurdas e ainda enfrentar duas, três, quatro horas de fila, queremos acabar com isso”, sugeriu. “Essa parceria vai livrar os trabalhadores do atendimento precário da instituição que administra nossos salários e vai trazer para outro patamar de atendimento personalizado e sem filas”, acrescentou.
O convênio vai abranger um pacote de produtos e serviços especialmente preparados para os trabalhadores da Prefeitura, Sama e Câmara Municipal que são filiados ao Sindserv. Entre as opções estão: isenção de pagamento da cesta de serviços por seis meses, taxas diferenciadas no crédito consignado e no financiamento de veículos, portabilidade do salário e de empréstimos, e gratuidade da primeira anuidade no cartão de crédito.
De acordo com o Banco Central (Bacen), o Sicredi é um banco em forma de cooperativa de crédito, isso significa que cada cliente é um cooperado e dono da instituição, com direito a voto nas decisões e participação nos resultados. “Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos”, pontua o site da entidade. “O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e sua adesão é livre e voluntária”, explica.
A parceria tem por objetivo oferecer aos servidores públicos de Mauá uma alternativa para um atendimento diferenciado e personalizado aos principais produtos e serviços.
Sindserv e Sicredi já procuraram a Prefeitura de Mauá para formalizar a oferta de crédito pessoal consignado, com desconto em folha. A expectativa das instituições é concluir as formalidades e iniciar a parceria em até 30 dias.