Mauá atrasa pagamento a agentes de saúde

WP_20160506_12_15_43_Rich

Os agentes comunitários de saúde (ACS) se reuniram com representantes da Secretaria de Saúde e apoio do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá, na última sexta-feira (6), para discutir o pagamento de valores referentes a dias trabalhados pela campanha de combate à Dengue, promovido pela Prefeitura e que está atrasado.

Segundo contam os agentes de saúde, os servidores foram convidados pela Secretaria de Saúde a trabalhar aos sábados (três em março e quatro em abril), com remuneração extra, mas tem protelado o pagamento que estava prometido para dia 6/5 e foi prorrogado. “A informação que passaram era de que o valor já está na conta da Prefeitura e seria pago até dia 6 de maio, depois adiaram para dia 16, estamos contando com esse dinheiro para pagar algumas contas”, disse um dos participantes da reunião.

A Secretaria de Saúde teria alegado, em reunião, que o atraso se deve ao trâmite na Secretaria de Finanças, que exige rigorosa apuração da relação de documentos dos funcionários e que seriam cadastrados no sistema em até três dias úteis, mais dois dias seriam necessários para tramitação e até dia 16 o valor será pago. “A secretária [de Saúde, Sheila Chaves Serpa] disse que não houve má-fé, disse que não podia prometer uma data porque dependia do governo do estado repassar a verba”, explicou outra agente.

Para o presidente do Sindserv Mauá, Jesomar Alves Lobo, quem contratou e deve pagar as ACS’s é a Prefeitura e não o estado. “Estamos acompanhando de perto essa questão, o combinado foi dia 6, não dia 10, dia 15 ou dia 20; e queremos apenas o que é de direito dos agentes, entendemos que quem solicitou a mão de obra foi a Prefeitura, portanto cabe a ela pagar os valores devidos”, pontuou.

Os nomes dos agentes foram ocultados propositadamente para evitar qualquer exposição.