Em luta pela redução da exaustiva jornada de trabalho, os auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) da rede municipal de ensino se reuniram, nesta quinta-feira (21), na sede do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) de Mauá, para eleger a nova comissão laboral que conduzirá as atividades do seguimento pelos próximos dois anos.

Os auxiliares de desenvolvimento infantil elegeram a nova comissão sindical que vai representar o seguimento nas reuniões. (Foto: Marcelo Pereira Orfão/Sindserv Mauá)
Para os servidores, a redução de jornada de 40 para 30 horas semanais será a prioridade mas sem deixar de lado avanços importantes como a regulamentação do recesso, a sobrecarga de trabalho em razão da falta de concurso público e a melhoria das condições de trabalho.
A carga horária extensa, de 40 horas semanais, tem ocasionado problemas em diversos níveis de estresse e complicações à saúde. Compromete também a rotina nas escolas, uma vez que os servidores com problemas de saúde acabam por necessitar de afastamentos para tratamentos médicos, e não há substitutos para esses. Outros acabam por se desligar do serviço público em razão do desgaste físico, emocional, psicológico e mental, além da falta de motivações.
Eleita para a comissão sindical, a auxiliar de desenvolvimento infantil Joyce Freire Soledade, da escola Professora Márcia Regina Abraham, espera que a Prefeitura levem em consideração o desgaste dos trabalhadores. “Espero que a gente consiga ser mais ouvidas, que eles ouçam nossas propostas, que analisem mais”, defendeu. “Porque nossa jornada é muito grande e temos muitas colegas que estão afastadas por problemas de coluna ou tendinite”, relatou. “Que comecem a ver a gente com outro lado e que o sindicato nos dê suporte para lutar nessa caminhada”, reivindicou.
Para a auxiliar de desenvolvimento infantil Simone Gomes, da escola municipal Maria Rosemary de Azevedo, a comissão sindical pode ser a ponte entre a Prefeitura e os trabalhadores. “Venho agora fazer parte da comissão mas já estou presente na luta com as ADI’s há alguns anos, vejo que a comissão sempre é muito importante porque não se consegue escutar todas ao mesmo tempo e a comissão [sindical] faz essa ligação entre a Secretaria [de Educação] e a categoria”, pontuou. “Espero também que possamos unir todas as ADI’s num mesmo proposito, para melhorar as condições de trabalho [para os servidores] e a qualidade da educação para as crianças”, argumentou.
Na próxima semanal, o Sindserv vai encaminhar ofício à Secretaria de Educação e ao gabinete do prefeito Atila Jacomussi para comunicar sobre formação da nova comissão de ADI’s.
Redução exaustiva prejudica qualidade da educação
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20/12/1996) e o Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172, de 09/01/2001), é na educação infantil que a criança “estabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional e da socialização”.

Os auxiliares de desenvolvimento infantil atendem as necessidades das crianças e contribuem para seu desenvolvimento psicopedagógico. (Foto: Metodologia da Educação Infantil)
Nesse sentido, os ADI’s e auxiliares de apoio à educação inclusiva (AAEI) atendem necessidades diárias das crianças. Isso significa cuidar, supervisionar e orientar as crianças quanto à sua higiene corporal, hábitos alimentares, colaborar no desenvolvimento psicopedagógico, de condições que propiciem a construção do conhecimento da criança, e estabelecer com a ela regras de convivência, responsabilidade e assiduidade.
Há dificuldades significativas que podem prejudicar e até mesmo comprometer o desenvolvimento da criança. Por essa razão, os profissionais da equipe pedagógica devem estar em condições de desempenhar suas atribuições. Para isso, é necessário valorizar e melhorar as condições de trabalho por meio da redução da jornada semanal de ADI’s e AAEI’s.
Nova comissão sindical de ADI’s:
Joyce Freire Soledade – EM Profª Márcia Regina Abraham
Simone Gomes – EM Maria Rosemary de Azevedo
Tamiris Horni Lima – EM Patrícia Martinelli Ferreira Panigalli
Pingback: Auxiliares da Educação conquistam redução de jornada em Mauá | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá