Em reunião com integrantes da Secretaria de Administração, nesta terça-feira (10), o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) de Mauá solicitou uma avaliação sobre o registro de babá para auxiliares de desenvolvimento infantil e auxiliares de apoio à educação inclusiva. Na carteira de trabalho digital, esses profissionais aparecem com o registro de ocupação errada.
De acordo com o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, alguns auxiliares tem passado por constrangimentos na hora de comprovar a renda. “Algumas companheiras relataram que na hora de comprovar a renda tem que explicar para as instituições financeiras que as informações inseridas na carteira de trabalho digital estão imprecisas e que elas são de fato servidoras da Educação”, revelou. “Não há nada de errado com a profissão de babá, mas essa função não confere com as informações funcionais desses servidores e servidoras”, explicou. “Queremos que a Secretaria de Administração retifique essas informações e passe a registrar com a nomenclatura correta dos cargos”, reivindicou.
Ao ingressar no quadro funcional da Prefeitura de Mauá, o registro de ocupação dos auxiliares de desenvolvimento infantil e dos auxiliares de apoio à educação inclusiva aparece como “5162-05 Babá” ao invés do nome do cargo. Em alguns casos a nomenclatura aparece corretamente como “3311-10 Auxiliar de Desenvolvimento Infantil”.
Alguns servidores tem solicitado a alteração via aplicativo Carteira Digital, gerenciado pelo Ministério do Trabalho, mas nenhuma alteração é feita.
Outros servidores relatam que entraram em contato com o telefone 135, da Previdência Social, solicitaram a alteração mas tiveram que aguardar 45 dias antes de serem orientados a comparecer à agência do INSS com a carteira de trabalho em mãos.
A secretária de Administração e Modernização, Cassia Rubinelli, comprometeu-se em pedir uma análise ao departamento de recursos humanos para verificar o que pode ser feito para corrigir a situação.



