André Sapanos vai garantir direitos dos servidores, reduzir cargos comissionados e escolher secretários a partir de listas tríplices de funcionários de carreira

Ciente de que deverá resolver questões financeiras como a queda de receita do município, o candidato a prefeito de Mauá André Sapanos (PSOL) conversou com funcionários públicos e recebeu a carta programática da categoria, nesta quinta-feira (11), na sede do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv). Na reunião, o prefeiturável apresentou suas propostas para os servidores, como a garantia de direitos e aproveitamento de efetivos em seu secretariado, mas sabe também que terá o desafio de recuperar a economia da cidade e gerar empregos.

Segundo o prefeiturável, seu plano de governo é elogiado até por adversários porque compreende a necessidade de recuperação econômica da cidade e o diálogo com os servidores públicos. “Estou aqui para escutar as reivindicações de vocês [servidores], nós temos um plano de governo que tem sido muito elogiado até pelos adversários, é um plano que de fato compreende as dificuldades financeiras e econômicas do município, mas avança na garantia de direitos, principalmente para os servidores, porque também sou servidor [estadual, professor], também sou sindicalizado, sei que esse diálogo é muito difícil mas acho que a gente precisa avançar nessa questão”, pontuou.

Para Sapanos, os funcionários de carreira mantiveram a cidade de pé nos últimos anos. “Precisamos avançar nessa pauta de garantia de direitos para o funcionalismo público, quero fazer uma gestão de diálogo com os servidores, falo que quem segurou a cidade nos últimos anos foram os funcionários públicos, porque com toda essa movimentação política que aconteceu foi o funcionalismo de carreira quem segurou a cidade de Mauá e manteve a cidade de pé”, avaliou.

O candidato propôs a redução dos cargos comissionados e garantiu a política de correção salarial. “Há um termo de ajustamento de conduta pela redução dos cargos comissionados e nós queremos reduzir, até porque não temos o rabo preso com ninguém, o PSOL não tem coligação então não fizemos loteamento de secretarias da Prefeitura, para nós seria muito fácil fazer isso, a segunda questão é a política salarial a gente vai ter que analisar as contas públicas e fazer a composição salarial e correção inflacionária, isso é um direito e é aplicar e pronto”, fixou. “A gente quer discutir também a não-aplicação da 173 [Lei Complementar] na cidade de Mauá, reforma administrativa [PEC 32/2020] sem chance disso acontecer na cidade, e garantir a realização do concurso público, a gente quer garantir que tenham mais funcionários concursados”, resumiu.

André Sapanos garantiu que a escolha dos secretários será feita por meio de listas apresentas aos servidores. “Não quero secretários que fiquem colocando barreiras nos funcionários, todo mundo sabe que o prefeito tem inúmeros compromissos, agenda para fazer, mas o que der para fazer de conversa com o funcionalismo eu vou fazer, tenho essa característica, gosto de conversar com quem está na ponta, quando eu não puder é o secretário quem vai fazer essa função”, cravou. “Alguns dos nossos secretários serão escolhidos pelos funcionários públicos que vai ser uma lista tríplice, por exemplo, [para escolher] o secretário de segurança pública vamos fornecer uma lista de três pessoas e todo o funcionalismo vai escolher, não vai ficar todo o poder de escolha na minha mão não, vocês vão ter esse poder de decisão também, na maioria das secretarias quero que seja alguém de carreira”, finalizou.

Entre os assuntos abordados durante o bate-papo com os servidores também estão a proposta de cobrar os grandes devedores, auditoria nos contratos, redução do desemprego, suporte às empresas, revisão do estatuto do magistério, criação do período noturno para creches, entre outros.

Leia na íntegra a Carta Programática dos Servidores Públicos de Mauá. Clique aqui.