Professores e auxiliares se unem por reforma do magistério

Diante da mudança no comando da Secretaria de Educação, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil se reuniram, nesta segunda-feira (16), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá, para debater estratégias de mobilização a fim de retomar as negociações com a nova administração municipal para alterar o projeto de reforma do estatuto do magistério.

Os professores da rede municipal de ensino elencaram seis pontos que precisam ser rediscutidos com a administração para amenizar as distorções da legislação atual e promover uma melhora substancial na qualidade da educação oferecida pelo município:

1. Determinar, em lei, a quantidade máxima de duas horas semanais de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) e ampliar o Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI);
  2. Substituir artigo que trata do cumprimento das horas de trabalho quando não há jornada constituída para o(a) professor(a);
  3. Alterar critérios para evolução funcional;
  4. Igualar a disposição das faltas com o Estatuto dos Servidores Públicos;
  5. Igualar as condições de salário e de trabalho com supervisores de ensino;
  6. Fazer concurso público para diretor de escola, para acabar com as indicações.

Os auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI) querem manter os pontos já discutidos com a administração anterior e rediscutir os seguintes itens:

1. Reduzir a exaustiva jornada de trabalho de 40 horas para 30 horas em sala de aula e duas horas de formação, a exemplo do que já é aplicado em outros municípios;
  2. Estabelecer em resolução uma comissão paritária, com membros indicados pelo Sindserv, para elaborar em conjunto um programa de formação profissional;
  3. Suprimir qualquer dispositivo que tenha como objetivo colocar a função de ADI em extinção na vacância;

O Sindserv encaminhou, no último dia 11/09, ofício em que solicita um encontro com o novo secretário de Educação e aguarda retorno.

20190916_reuniao_professores_adis-foto-por-lucas-miranda_002 - 1329x997

copia_oficio_sec_marcelo_brito