Os funcionários do Saneamento Básico do Município de Mauá (Sama) vão iniciar, na próxima segunda-feira (5), a eleição dos membros que representarão a categoria na comissão sindical interna. A votação ocorrerá na sede da autarquia. Os eleitos terão a missão de representar os interesses dos trabalhadores em conjunto com a direção do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv).
Entre as principais demandas e preocupações dos funcionários estão a reforma do plano de cargos e carreiras, o reenquadramento de acordo com a última negociação em relação à incorporação do abono e a possibilidade do atual governo municipal entregar a distribuição da água à Sabesp, conforme publicou o jornal Diário do Grande ABC, nesta sexta-feira (2).
Segundo o diretor executivo do Sindserv Marcos Cantamessa, além da eleição, o Sindicato vai solicitar uma reunião com a Superintendência da autarquia. “Não sabemos como vai ficar o Sama se essa proposta de entregá-la à Sabesp for levada adiante, por isso os funcionários precisam participar da votação e acompanhar a comissão”, pontuou. “O Sindicato vai pedir uma reunião para apurar em que pé está essa intenção [de entregar à Sabesp os serviços de distribuição da água]”, completou.
Para a eleição há seis candidatos: Agnaldo Jonis dos Santos, Daniel Domingos, Darwin Ferrareto, José Roberto Itrefolai, Manoel Barbosa dos Santos e Nivaldo Ribeiro Monteiro. A votação vai determinar quem serão os três titulares e os três suplentes.
Em fevereiro deste ano, o Sindserv se reuniu com o então superintendente, Antonio Bertucci, e conquistou a revogação de portaria que restringia alguns direitos.
A eleição ocorrerá nos dias 5 e 6 de agosto, das 8h às 17h. Todos os funcionários efetivos da autarquia terão direito a voto.