Sindserv e comissão de ADI’s organizam protesto pacífico contra descaso na Educação de Mauá

Uma ação silenciosa e pacífica, organizada pela comissão sindical de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) de Mauá-SP, manifestou o repúdio à falta de respeito da atual gestão da Secretaria de Educação aos problemas enfrentados pelos educadores da rede municipal de ensino. O protesto, realizado nesta quinta-feira (30), ocorreu em diversas escolas do município e não prejudicou o andamento das aulas.

Para o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, é papel do Sindicato apoiar os trabalhadores e cobrar da gestão empenho para oferecer melhores condições de trabalho. “Os educadores da nossa cidade estão cansados, a Secretaria de Educação não tem dado suporte para atender aos alunos que necessitam de acompanhamento especializado”, pontuou. “Queremos mais respeito aos profissionais de Educação e aos alunos, que a Educação ouça os trabalhadores e trabalhadoras e dê os devidos encaminhamentos para melhorar as condições de atendimento e de trabalho”, defendeu.

Segundo informa os servidores e servidoras que procuraram o Sindserv, as salas de aulas das creches estão superlotadas e a cada semana com mais alunos com necessidades especiais. Algumas crianças não possuem laudo médico e não há qualquer esforço da Secretaria de Educação para garantir a essas crianças o acompanhamento especializado a que têm direito.

Problemas

Há dois problemas na rede municipal de ensino: a falta de profissionais suficientes e a falta de formação de qualidade.

Desde agosto de 2021, o Sindserv tem reivindicado à Secretaria de Educação uma atualização do Módulo de ADI, que determina a quantidade de profissionais por sala, e a regulamentação da formação desses servidores, além da criação de um programa de capacitação continuada.

A Secretaria de Educação tem agido com morosidade para agendar reuniões. O último encontro para tratar dos problemas ocorreu em 23 de fevereiro de 2022.

Em agosto e em novembro de 2022, o Sindicato voltou a solicitar o agendamento de reunião para tratar das condições da rede municipal de ensino. Mas em 5 de dezembro, a entidade recebeu como resposta que não seria possível agendar em razão de férias do secretário.

Protesto

O protesto, promovido por ADI’s, nesta quinta-feira (30), foi realizado de forma pacífica e silenciosa. Não houve prejuízo das aulas. Os servidores utilizaram uma camiseta preta, que tinha por objetivo chamar a atenção das autoridades e da sociedade para o risco de colapso na rede municipal de ensino e pelo desrespeito a alunos e profissionais do ensino.

“Quando meu filho estava na rede, ele não tinha cuidador especializado, as professoras se desdobravam para poder dar a mínima atenção a ele, autista não verbal severo, via o esforço das professoras mas, infelizmente pela condição dele era necessário maior suporte”, disse uma mãe de aluno que manifestou-se por meio de uma rede social.

O descaso com os problemas tem atingido diretamente a qualidade da educação ofertada e causado desgastes físicos, psicológicos e mentais em profissionais de educação, que sem qualquer suporte precisam atender todos os alunos.

O Sindserv vai continuar na luta para que todos os profissionais de educação e alunos e suas famílias sejam respeitados.

EM Profª. Patrícia Martinelli Ferreira Panigalli
EM Chico Mendes
EM Drª. Darci Ap. Fincatti Fornari
EM João Rodrigues Ferreira
EM Terezinha Leardini Branco
EM Alice Túlio Jacomussi
EM Ana Augusta de Souza
EM Jonathan Gomes de Lima Pitondo
EM Dom Hélder Pessoa Câmara
EM Guimarães Rosa
EM Guilherme Primo Vidotto
Escola Municipal Rosa Maria Martins
EM Profª. Maria Wanny Soares Cruz
EM Martin Luther King Jr.
EM Maria Rosemary de Azevedo
EM Drª. Lysiane Pereira Galvão
EM Tania Geraldo de Campos Silva
EM Perseu Abramo
EM Perseu Abramo
EM Herbert de Souza
EM Profª. Neuma Maria da Silva

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.