Atuação do Sindserv melhora qualidade da Educação em Mauá

A Secretaria de Educação de Mauá acolheu, na última quarta-feira (4), as sugestões do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) para aprimorar as atividades pedagógicas dos professores e auxiliares da rede municipal de ensino e assim melhorar a qualidade do atendimento aos alunos. A entidade sugeriu a flexibilização do Horário de Trabalho Pedagógico (HTP), que é o momento em que o professor executa tarefas extra-classe e de formação profissional.

Para o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, as mudanças acolhidas representam avanços para os professores e para os alunos. “Melhorar a qualidade da educação oferecida à nossa população passa também por melhorar as condições de trabalho dos educadores e investir na sua formação profissional, e a Secretaria de Educação demonstrou que está empenhada em aprimorar o atendimento nas escolas”, pontuou. “Esperamos poder avançar no diálogo e unir esforços, a Educação do município vai bem quando todos estão empenhados em melhorar as condições de trabalho, de remuneração e de capacitação”, concluiu.

O HTP dos professores está previsto no novo Estatuto do Magistério, promulgado no fim de 2019, e é um momento dentro de sua jornada semanal de trabalho destinado a cumprir tarefas extra-classe, como preenchimento de relatórios, diários, bilhetes para os pais, corrigir avaliações e de formação profissional. O tempo a ser cumprido semanalmente pode variar de 2h a 5h, de acordo com o total da carga.

Antes da solicitação do Sindicato, os professores só podiam cumprir uma hora por dia. Agora será possível cumprir de 1h a 3h, de acordo com as necessidades do educador. Assim, o professor ou a professora fica a vontade para desempenhar suas atividades pedagógicas de HTP.

Auxiliares

Com a entrada em vigor do novo Estatuto do Magistério, em 2019, os auxiliares conquistaram a redução da jornada semanal de trabalho de 40h para 30h em sala com alunos e 3h em formação.

Para garantir o atendimento às crianças nas escolas, os auxiliares poderão aderir ao serviço extraordinário no contra-turno. Dessa forma, facultativa, poderá ampliar seu saldo em banco de horas para cobrir eventuais ausências, inclusive nos período de formação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.