Nota oficial: Reportagem sem apuração do DGABC apresenta informações equivocadas sobre o Sindserv

O jornal Diário do Grande ABC publicou, nesta segunda-feira (26), a reportagem “Filho de presidente do sindicato é comissionado” com informações desencontradas e mal apuradas para tentar vincular a nomeação de Ageu de Oliveira Lobo ao fato de ser filho do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá, Jesomar Alves Lobo.

O presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, enfatiza que não indicou qualquer nome para ocupar cargos em comissão, seja neste ou em outros governos. Informa ainda que Ageu Lobo, seu filho, é atuante na política municipal e preside a Liga de Futsal de Mauá. Atuou também como assessor parlamentar na Câmara Municipal. Sua nomeação foi feita a partir de um convite do atual secretário de Serviços Urbanos, Chico do Judô, e certamente por méritos próprios.

O Sindserv esclarece que não possui e nunca possuiu qualquer relação política com o governo atual ou antecessores e que acredita no caminho do diálogo para avançar nas conquistas para o funcionalismo de Mauá. Há anos nossa entidade obtém resultados significativos nas campanhas salariais, inclusive se comparado ao contexto regional, sempre pela via circunspecta.

Nos últimos sete anos, período que abrange três administrações, o piso da categoria, por exemplo, saltou de R$ 584,49, em 2012, para R$ 1.541,49, em 2018, resultado que representa majoração de cerca de 165%, muito mais que a inflação acumulada do período que é de 38%, segundo o IBGE.

Em 2017, diferente do que afirma a reportagem do Diário, o Sindserv obteve bons resultados diante de um cenário de crise econômica com estagnação na arrecadação do município, conforme noticiou o próprio periódico regional em 30/11/2015 e em 09/05/2016.

Após deliberação dos trabalhadores em assembleia, a entidade evitou que a aplicação do abono se iniciasse em agosto para iniciar em abril, que é a data base da categoria, e que tivesse sua data de incorporação aos “contracheques” definida para 2018, conforme consta na Lei Municipal nº 5.224, de 08/06/2017. Além disso, conquistamos a mudança do formato do auxílio alimentação que era diário e passou a ser mensal, corrigindo uma distorção que prejudicava os trabalhadores que atuavam em regime 12h por 36h. O valor do benefício subiu da média mensal de R$ 280 para o valor fixado em R$ 340, bem próximo dos R$ 400 reivindicados.

O site da nossa entidade está focado em comunicar aos servidores sócios e não-sócios das ações do Sindserv em relação à atuação sindical e à categoria de forma geral. Mesmo que em alguns momentos possamos reconhecer os méritos ou criticar as mazelas da Administração, nossas publicações visam enaltecer e valorizar a atuação de servidores públicos efetivos do nosso município. Isso não pode ser confundido com propaganda de governo.

As matérias que envolvem as aspas do prefeito ou do presidente da Câmara Municipal se pautam pela relação institucional que a entidade deve manter com os poderes constituídos, independente de quem esteja a frente destes.

Por fim, ressaltamos nosso compromisso com a defesa dos interesses dos servidores e funcionários públicos da Prefeitura, Câmara Municipal e autarquias de Mauá. Nossa atuação não possui viés partidário e vamos nos manter acreditando que o caminho do diálogo é o melhor, enquanto for possível para que não enseje em prejuízos à nossa categoria. Pedimos à imprensa, em especial ao Diário do Grande ABC, que consulte as partes antes de tirar conclusões precipitadas, conforme manda as boas práticas do jornalismo.

Mauá, 26 de março de 2018.
Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Mauá