Palavra do Presidente: Nossa meta é recuperar a defasagem salarial e aumentar o poder de compra do servidor

mau---representantes-sindicais-do-estado--debatem-os-desafios-do-setor-pblico_24347718324_o_1368x768

Presidente do Sindserv, Lobo defende novo formato de reajuste para os servidores. (Foto: Sindserv Mauá)

A insistente estagnação da economia no país, fruto de uma equivocada política econômica pautada no congelamento e cortes de investimentos sociais, retirada de direitos trabalhistas, em detrimento ao favorecimento apenas à elite financeira, por meio de isenções de pagamento de impostos e outras generosas políticas de fornecimento de crédito e facilidades fiscais, impacta negativamente o orçamento dos trabalhadores brasileiros e, consequentemente, dos servidores públicos de Mauá.

Como se não bastasse a estagnação do crescimento econômico do país e a timidez na geração de emprego, os impostos, as tarifas, as taxas, o gás de cozinha, a luz elétrica e os combustíveis tiveram reajustes acima dos índices inflacionários e contribuíram muito para a defasagem salarial e a redução do poder de compra do servidor.

Além dos efeitos negativos da política econômica nacional no salário da nossa categoria, o crescimento dos descontos na folha de pagamento do funcionalismo, por meio de reajustes nos valores de benefícios e serviços, como convênio médico e o valor da refeição fornecida no restaurante do servidor, achataram ainda mais os vencimentos da categoria e apertaram ainda mais o cinto econômico dos trabalhadores.

Diante desse quadro desfavorável para todos os trabalhadores, o Sindicato formulou uma pauta de reivindicações estruturada nos anseios da categoria. A pesquisa de opinião realizada em todo funcionalismo, em meados de 2017, serviu como um valoroso processo de participação e interação da categoria com o sindicato, em busca de sistematizar as prioridades de vários segmentos no serviço público.

O desafio que nos aguarda nessa campanha salarial será, com o apoio e mobilização de todos os servidores junto ao Sindicato, buscar a imediata reposição das perdas sofridas no orçamento familiar dos trabalhadores e, assim, avançarmos pela retomada da recuperação do poder de compra da categoria.

Assim, o servidor público municipal de Mauá poderá resgatar sua dignidade econômica e uma razoável e necessária estabilidade financeira.

Jesomar Alves Lobo – Presidente do Sindserv Mauá