Em mais uma demonstração de sua incansável luta em defesa dos direitos dos servidores e da qualidade da educação pública, o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) de Mauá protocolou, na última quinta-feira (3), uma pauta robusta de reivindicações na Secretaria de Educação. Fruto da escuta atenta aos anseios dos educadores e demais trabalhadores que sustentam o dia a dia das escolas municipais, o documento clama por melhorias urgentes nas condições de trabalho e por um atendimento digno à população.

A pauta, construída pela base e organizada por segmentos, explicita as necessidades específicas dos auxiliares de apoio à educação inclusiva, auxiliares de desenvolvimento infantil, merendeiras, aguerridos professores, gestores escolares, dedicados administrativos e essenciais operacionais. Cada item reflete a realidade enfrentada por esses profissionais, que diariamente se dedicam ao bem-estar dos estudantes da rede municipal de ensino, muitas vezes em condições inadequadas.
Para a secretária-geral do Sindserv, Maralisa Dias, a entrega da pauta é apenas o primeiro passo de uma jornada que exigirá vigilância e mobilização constante. “Viemos apresentar formalmente as demandas que emanam da categoria, daqueles que estão na linha de frente da educação. Nosso objetivo é estabelecer um diálogo permanente com a gestão atual, com reuniões periódicas que garantam o acompanhamento e o efetivo atendimento de cada ponto. Estamos cansados de promessas vazias como vimos de gestões anteriores. Buscamos melhorias concretas nas condições de trabalho, o que, consequentemente, se traduzirá em um serviço público de maior qualidade para a população”, enfatizou a dirigente sindical.
A resposta inicial do secretário de Educação, Gilmar Silvério, que agradeceu a apresentação das demandas e mencionou algumas medidas em curso – como a ampliação do tempo de contrato dos professores, o anúncio de um programa de formação continuada e um processo seletivo simplificado – é vista com cautela pelo Sindserv Mauá. Se por um lado, algumas iniciativas podem representar um avanço, por outro, é fundamental que se concretizem e que não sejam apenas paliativos diante da complexidade dos problemas enfrentados pela categoria.
O Sindserv reafirma seu compromisso de seguir vigilante e atuante, cobrando da administração municipal o atendimento integral das reivindicações apresentadas. A luta por ambientes de trabalho saudáveis, valorização profissional e uma educação pública de excelência é uma bandeira que o Sindicato levanta com orgulho, representa a força e a unidade dos trabalhadores da educação de Mauá. A mobilização da categoria será fundamental para garantir que as demandas não fiquem apenas no papel e se transformem em conquistas reais para todos.
Leia a carta de reivindicações da Educação:








