A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), vinculado ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), apresentou seu plano de ação para 2025, nesta quinta-feira (31/10), na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) possui um representante nos colegiados.
Segundo o diretor executivo do Sindserv e membro do CMS, Marcelo Pereira Orfão, a aprovação do plano de trabalho é uma etapa para consolidar ações a fim de promover e preservar a saúde dos trabalhadores. “O Cistt é uma comissão do CMS focada em lidar com as questões de saúde dos trabalhadores e buscará dialogar com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e demais órgãos que atuam no segmento”, explicou. “Queremos consolidar a comissão com atuação efetiva e contribuição em ações como o Abril Verde”, completou.
Entre as ações apresentadas pela Cisst, estão a participação nas ações do Cerest, a interlocução com outras entidades, a distrição de materiais gráficos e a promoção de eventos e ações.
Além de representante do Sindserv, estão representados na Cistt a Secretaria Municipal de Saúde, Cerest, Construmob, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Metalúrgicos, entre outros.
Abril Verde
Uma das novidades na cidade de Mauá será a promoção de ações e eventos do Abril Verde, que é um mês dedicado à conscientização e prevenção de acidentes e doenças no trabalho. A Cistt buscará apoio da Prefeitura de Mauá e outras entidades para promover atividades que reforcem o tema e consolidem mês como uma ação permanente, como já ocorre com o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa, o Novembro azul, entre outros.









