O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) parabeniza a todos os professores e demais educadores pelo Dia do Professor, neste 15 de outubro, e reafirma que tem lutado para pressionar a Prefeitura de Mauá por mais contratações e concursos públicos para admitir mais professores e auxiliares. A entidade sindical, que representa legalmente os professores da rede municipal, tem cobrado da Secretaria de Educação providências para resolver também os problemas de superlotação de salas.
Segundo o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, o Sindicato tem atendido às demandas dos professores para reivindicar melhorias nas condições de trabalho. “Sabemos que tem salas de aula com quase 60 bebês, para apenas um professor e três ADI’s [Auxiliar de Desenvolvimento Infantil], isso é absurdo, por isso temos atendido prontamente a todos os servidores que procuram o Sindicato para intermediar conflitos e exigir o cumprimento das obrigações do nosso empregador”, defendeu. “Até o momento temos conseguido encaminhar essas demandas”, completou.

Relembre
Em 2023, o Sindicato promoveu uma grande manifestação na Câmara Municipal para solicitar apoio do Poder Legislativo a fim de relatar aos vereadores sobre os problemas de superlotação de salas e a baixa quantidade de educadores nas escolas.
No início do atual ano letivo, em fevereiro, o Sindserv precisou intervir para agilizar o pagamento atrasado dos professores e auxiliares eventuais. O segmento recebe sempre no mês subsequente aos dias trabalhados, ou seja, recebem quase dois meses depois, já que a folha de pagamento fecha no fim do mês.
Em março, o Sindserv informou à Secretaria de Educação dos riscos gerados pela sobrecarga de trabalho em decorrência da falta de pessoal e que contratasse mais Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI). Também atuou para impedir as abduções, que é quando um ADI é transferido contra sua vontade para atender às ineficiências de gestão da própria Secretaria.
Em abril, a Prefeitura de Mauá efetuou a última convocação do concurso de ADI, devido ao esgotamento da lista de aprovados. E, com apoio dos educadores, o Sindserv promoveu uma manifestação na Escola Municipal Therezinha Leardini Branco, localizada no Jardim Zaíra, a fim de apontar o descaso da Secretaria de Educação para com os problemas da rede municipal de ensino.
Entre abril e junho, o Sindicato fez diversas reuniões com a participação de ADI’s, Auxiliares de Apoio à Educação Inclusiva (AAEI), merendeiras e professores a fim de mobilizar e pressionar por respostas e providências da Secretaria de Educação.
Após o recesso escolar, o Sindicato tem visitado escolas para dialogar com os educadores e tem constatado que apesar das contratações de ADI’s temporários, as convocações são morosas e, em geral, não completam as deficiências da rede.
O Sindserv Mauá segue em visitação às escolas da rede municipal em atendimento aos professores e demais servidores das escolas.











