Após receber informações sobre uma suposta alteração na forma de pagamento do auxílio alimentação após as eleições, o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) questionou a Secretaria de Administração e Modernização. Em ofício, encaminhado nesta quinta-feira (3), a pasta respondeu que o benefício continuará com atual formato e não há estudo para alterá-lo.
No último dia 18/09, começou a circular uma mensagem por meio do aplicativo WhatsApp que dizia: “Pessoal surgiu uma informação de uma pessoa de confiança que o vale alimentação será pago em cartão após as eleições”. Embora a mensagem não revele a fonte da informação, o Sindicato optou pela via formal e oficializou o questionamento à gestão municipal.
Em resposta, a Secretaria de Administração informou que não há estudo ou proposta para alterar o benefício.


Fake
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) elaborou o Painel de Checagem de Fake News para auxiliar as pessoas a detectar informações falsas.
De acordo com a publicação, existem uma série de perguntas que podem auxiliar. Entre elas, verificar se a mensagem menciona terceiros mas não diz o nome.
Leia na íntegra o Painel de Checagem de Fake News do CNJ por meio do endereço:
https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/painel-de-checagem-de-fake-news/guia-pratico/






