Sindserv Mauá visita escolas da rede municipal para verificar condições do ambiente de trabalho para merendeiras

Na última segunda-feira (22), diretores do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá visitaram as escolas municipais Profª. Patrícia Martinelli Ferreira Panigalli e Neuma Maria da Silva, no Jardim Elizabeth e Jardim Paranavaí, respectivamente, acompanhados pelo assessor jurídico da entidade Dr. Carlos Zambotto com objetivo de dialogar com as merendeiras sobre as condições do ambiente de trabalho.

O assessor jurídico do Sindicato apresentou aos trabalhadores a iniciativa de uma campanha por parte da Entidade, que consiste em uma ação para que merendeiras garantam a percepção do adicional de insalubridade ou periculosidade. Ressaltou também que, embora estejam expostas a agentes agressivos à saúde, a Prefeitura de Mauá não realiza este pagamento.

Segundo Dr. Zambotto, as cozinhas das escolas expõe riscos aos trabalhadores. “Em um ambiente de trabalho como as cozinhas, existem vários agentes agressivos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, como calor, peso em excesso, ruído, umidade, produtos químicos e gás que acarreta risco de explosões”, pontuou. “Em decorrência dessa exposição há o entendimento da necessidade da compensação da percepção dos adicionais de insalubridade ou de periculosidade”, concluiu.

Diante desse entendimento de sua assessoria jurídica, por meio da avaliação do Dr. Carlos Zambotto, o Sindserv Mauá ajuizará ações de cobrança destes adicionais. O êxito da ação poderá gerar o direito a receber o retroativo a cinco anos, poderá garantir a(o) servidor(a) o recebimento no holerite mensal, além de reivindicar aposentar-se de forma especial, ou seja, com menor tempo de serviço e de forma integral.

O Sindicato disponibiliza a opção para servidores(as) solicitarem visitas dos diretores sindicais e da assessoria jurídica nas demais escolas da rede municipal. Recomenda-se aos interessados que entrem em contato conosco para que possamos conhecer as condições do ambiente de trabalho da sua unidade escolar e avaliar as possíveis ações a serem encaminhadas.

Agendamento

O agendamento das visitas pode ser realizado por meio do telefone do Sindserv (11) 4547-4123 ou 4514-5294 – ou por meio do WhatsApp 11 94726-6104.

O Dr. Carlos Zambotto realiza também atendimentos individuais às segundas feiras, das 10h às 17h, na sede do Sindicato, mediante agendamento.

Um comentário sobre “Sindserv Mauá visita escolas da rede municipal para verificar condições do ambiente de trabalho para merendeiras

  1. Pingback: Sindserv Mauá celebra luta contra salas superlotadas e falta de educadores no Dia dos Professores | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.