
Na última segunda-feira (22), diretores do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) de Mauá visitaram as escolas municipais Profª. Patrícia Martinelli Ferreira Panigalli e Neuma Maria da Silva, no Jardim Elizabeth e Jardim Paranavaí, respectivamente, acompanhados pelo assessor jurídico da entidade Dr. Carlos Zambotto com objetivo de dialogar com as merendeiras sobre as condições do ambiente de trabalho.
O assessor jurídico do Sindicato apresentou aos trabalhadores a iniciativa de uma campanha por parte da Entidade, que consiste em uma ação para que merendeiras garantam a percepção do adicional de insalubridade ou periculosidade. Ressaltou também que, embora estejam expostas a agentes agressivos à saúde, a Prefeitura de Mauá não realiza este pagamento.
Segundo Dr. Zambotto, as cozinhas das escolas expõe riscos aos trabalhadores. “Em um ambiente de trabalho como as cozinhas, existem vários agentes agressivos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, como calor, peso em excesso, ruído, umidade, produtos químicos e gás que acarreta risco de explosões”, pontuou. “Em decorrência dessa exposição há o entendimento da necessidade da compensação da percepção dos adicionais de insalubridade ou de periculosidade”, concluiu.
Diante desse entendimento de sua assessoria jurídica, por meio da avaliação do Dr. Carlos Zambotto, o Sindserv Mauá ajuizará ações de cobrança destes adicionais. O êxito da ação poderá gerar o direito a receber o retroativo a cinco anos, poderá garantir a(o) servidor(a) o recebimento no holerite mensal, além de reivindicar aposentar-se de forma especial, ou seja, com menor tempo de serviço e de forma integral.
O Sindicato disponibiliza a opção para servidores(as) solicitarem visitas dos diretores sindicais e da assessoria jurídica nas demais escolas da rede municipal. Recomenda-se aos interessados que entrem em contato conosco para que possamos conhecer as condições do ambiente de trabalho da sua unidade escolar e avaliar as possíveis ações a serem encaminhadas.
Agendamento
O agendamento das visitas pode ser realizado por meio do telefone do Sindserv (11) 4547-4123 ou 4514-5294 – ou por meio do WhatsApp 11 94726-6104.
O Dr. Carlos Zambotto realiza também atendimentos individuais às segundas feiras, das 10h às 17h, na sede do Sindicato, mediante agendamento.







Pingback: Sindserv Mauá celebra luta contra salas superlotadas e falta de educadores no Dia dos Professores | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá