Vereadores de Mauá ouvem demandas de servidores da educação em manifestação convocada pelo Sindserv

Representante legal dos servidores públicos municipal, o Sindserv convocou e encaminhou uma manifestação com a participação dos trabalhadores da rede municipal de Educação, nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Mauá, para apresentar uma carta aberta e relatar os problemas nas escolas. Os parlamentares interromperam a sessão para dialogar com uma comissão formada por servidores e representantes do Sindicato.

O Sindicato organizou a manifestação de acordo com a deliberação dos trabalhadores na última assembleia, realizada no dia 13/09. Na ocasião, os servidores aprovaram a redação da carta aberta, que tem sido distribuída aos pais e à toda comunidade, inclusive aos vereadores.

Após ouvir o relato dos servidores e membros do Sindserv e a leitura da carta aberta, os vereadores pontuaram questões relacionadas ao direito à educação, que pertence às crianças, bem como de ações de iniciativas dos próprios parlamentares.

Ficou encaminhada a formação de uma comissão com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, servidores, Sindicato e pais de alunos para tentar provocar uma reunião com a Defensoria Pública no sentido de iniciar um diálogo que visa qualificar o acesso à rede municipal de educação por meio de medidas judiciais.

Na avaliação do presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, o resultado da manifestação foi positivo. “A participação dos trabalhadores tem sido fundamental, quanto mais participantes mais força o Sindicato tem para defender a pauta de reivindicações”, analisou. “O Sindicato organizou esse protesto com o cuidado de não prejudicar o atendimento nas escolas e de não deixar contaminar a justa reivindicação dos trabalhadores com discursos e ações de viés eleitoral ou partidário”, ponderou. “Agradecemos a todos os vereadores pela receptividade e por acolher nosso pedido de reunião, temos certeza que com apoio do Legislativo vamos conseguir resolver os problemas”, finalizou.

Ações

O Sindicato vai formalizar, ainda nesta semana, um pedido ao Poder Legislativo municipal para indicação de um ou mais vereadores a fim de integrar a comissão de educação formada junto ao Sindserv. Também serão incluídos pais e responsáveis de alunos que desejarem participar.