Postos de saúde de Mauá apresentam péssimas condições, avalia Sindserv

Em continuidade ao ciclo de visitas aos equipamentos da rede municipal de Saúde, os diretores do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) de Mauá visitaram as Unidades Básicas de Saúde do Jardim Paranavaí e Vila Magini, nos dias 16/08 e 17/08, respectivamente.

Na UBS Jardim Paranavaí, o Sindicato encontrou situação precária, com infiltrações nas paredes, péssimas condições ergonômicas e falta de itens básicos, como papel higiênico e materiais de limpeza.

Segundo o diretor executivo do Sindserv Benedito de Fatima Aparecido dos Santos, o Dito, a UBS Jardim Paranavaí apresenta situação preocupante. “A unidade apresenta as mesmas características de outras com condições péssimas de trabalho, com infiltrações nas paredes e teto, hidrantes inoperantes, extintores vencidos, péssima condição ergonômica e falta de itens básicos como papel higiênico, material de limpeza e material de trabalho para os agentes [comunitários de saúde], que são obrigados a tirar do próprio bolso para comprar”, relatou.

Na UBS Vila Magini, o ambiente é pouco salubre e apresenta diversas irregularidades, como cilindros soltos, mobílias quebradas, sala de vacinação com vazamento, compressor barulhento e sem qualquer proteção, entre outras. Os servidores trabalham confinados em local sem ventilação e de pouco espaço para mobilidade.

Após cada visita, a equipe do Sindserv produz um relatório e encaminha um ofício à Secretaria de Saúde para solicitar as devidas providências.

O Sindserv tem percorrido as unidades e equipamentos de Saúde de Mauá. Servidores e munícipes também podem solicitar a visita do Sindicato a esses locais, basta entrar em contato por meio dos telefones (11) 4547-4123 ou 4512-5294, de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Visita à UBS Jardim Paranavaí

Visita à UBS Vila Magini

Administrativos confinados e sem ventilação, cinco trabalhadores em espaço mínimo.
Ergonomia comprometida.
Cilindro solto, podendo ocasionar um acidente grave.
Armários quebrados.
Mobiliário sem condições de uso.
Sala de vacina com vazamento.
Compressor com barulho excessivo (sem manutenção), não está enclausurado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.