Após uma reivindicação do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos (Sindserv) de Mauá, a administração municipal publicou um decreto, nesta sexta-feira (28), para adiar o retorno das aulas presenciais. A solicitação da entidade levou em conta o baixo número de profissionais de educação imunizados na primeira fase da vacinação e o novo cronograma anunciado pelo governo estadual.
Para o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, a medida é uma vitória para todos os profissionais de educação da rede municipal de ensino. “Essa medida é uma vitória para toda a categoria porque muitos professores, auxiliares e merendeiras estão com medo dessa doença, assim como toda a sociedade, e a escola é um local de muito contato social entre crianças, jovens e profissionais de educação”, pontuou. “Todos queremos o retorno à rotina normal, com aulas presenciais nas escolas, mas isso com muita segurança e com professores, educadores e demais funcionários devidamente imunizados e protegidos, afinal a vacina não impede de continuar com todos os protocolos, como distanciamento e uso de máscaras”, relembrou.
O governo estadual anunciou a segunda fase da imunização dos profissionais de educação, na última quarta-feira (19), para os dias entre 21 e 31 de julho. Nesta etapa serão vacinados os funcionários das escolas com idade entre 18 e 46 anos. Na primeira parte, foram imunizados os educadores e demais trabalhadores das unidades escolares com idade a partir de 47 anos.
Na manhã desta sexta-feira (28), a diretoria do Sindserv reuniu-se com o secretário de Educação, professor José Luiz Cassimiro para reforçar a reivindicação. À tarde, a Prefeitura de Mauá publicou no diário oficial o Decreto nº 8.883/21, que adia o retorno das aulas presenciais para 27 de julho. Inicialmente, a volta às escolas estava prevista para 31/05.
Os profissionais de educação seguirão com as aulas e atividades pedagógicas de forma remota, ainda que sem as condições adequadas de trabalho.

