O Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Mauá (Sindserv) se reuniu nesta quarta-feira (3/9) com o prefeito Marcelo Oliveira para reforçar a principal bandeira da entidade neste momento: a incorporação do abono aos vencimentos a partir de janeiro de 2026. Além desse tema, o Sindicato também voltou a cobrar medidas de valorização do funcionalismo, como a efetivação do convênio odontológico, a criação do Dia dos Profissionais da Educação, a instalação de uma comissão de prevenção e combate ao assédio moral e a retomada dos trabalhos da comissão que discute o plano de carreira.
Para a presidenta do Sindserv, professora Maralisa Dias, que assumiu definitivamente a direção do Sindicato em 14 de agosto, este é um novo tempo na história da entidade. “Nosso compromisso é atuar com firmeza, diálogo e proximidade com a categoria. Em menos de um mês, já conseguimos retomar negociações importantes e mostrar que o Sindicato está presente na defesa dos servidores e servidoras”, afirmou.
Durante a reunião, o prefeito Marcelo Oliveira reconheceu os desafios do cenário econômico da cidade, apontou o aumento da demanda pelos serviços públicos e destacou a necessidade de equilibrar arrecadação e despesa. Também projetou que as contas públicas estarão mais ajustadas em 2026, o que abriria melhores condições para avançar em políticas de valorização do funcionalismo.

Principais pontos debatidos na reunião
Incorporação do Abono
O abono mensal, instituído por Lei, está previsto para ser pago até dezembro deste ano. Apesar de não ter sido aprovado pelo Sindicato nem pela categoria, o benefício foi imposto pela gestão. O Sindserv insiste na incorporação do valor ao salário-base a partir de janeiro de 2026, reforçando que não houve correção salarial neste ano.
Plano de Carreira
O Sindserv cobrou a retomada das discussões sobre o plano de carreira dos servidores da Prefeitura. Embora já exista uma portaria sobre o tema, a entidade exige reuniões e ações concretas que efetivamente garantam avanços na carreira e na valorização do funcionalismo.
Dia dos Profissionais da Educação
O Sindserv defende que todos os trabalhadores e trabalhadoras da rede municipal de ensino sejam valorizados. Por isso, tem dialogado com o prefeito Marcelo Oliveira, com a Secretaria de Educação e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Getúlio, para aprovar uma Lei que garanta ponto facultativo em 15 de outubro, reconhecendo o esforço coletivo que faz a escola funcionar.
Convênio Odontológico
Já existe Lei e Decreto municipais que instituem o convênio odontológico para todos os servidores da Prefeitura. O Sindicato reivindica que o benefício seja efetivado até o fim de 2025 ou início de 2026.
Combate ao Assédio e à Discriminação
O Sindserv tem cobrado a criação de uma comissão paritária, com participação da entidade, para planejar e acompanhar políticas de prevenção e combate ao assédio e às diversas formas de discriminação no serviço público.













Pingback: Luta do Sindserv garante valorização a todos os profissionais da Educação de Mauá | SINDSERV MAUÁ - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Mauá