Presidentes dos sindicatos que representam os servidores e funcionários públicos em seis das sete cidades do Grande ABC formalizaram a criação de um consórcio na região. Em reunião realizada em Mauá, na última quarta-feira (28), ficou definido que a liderança do novo organismo ocorrerá de forma rotativa.
A exemplo das prefeituras que se reúnem por meio do Consórcio Intermunicipal do ABC, os sindicatos de servidores passarão a ter seu próprio consórcio para fortalecer a luta e estabelecer um contraponto em favor dos trabalhadores frente às administrações locais.
Para o presidente do Sindserv de Mauá, Jesomar Alves Lobo, anfitrião do encontro, os sindicatos pretendem formar uma grande frente. “Antes estávamos em sete ilhas isoladas, mas agora estamos unidos para fortalecer a luta dos servidores do ABC e esse consórcio será nosso instrumento de atuação regional”, explicou. “Se os prefeitos [do ABC] podem se reunir para debater a questão da reposição salarial, os sindicatos também podem se reunir e definir posições em bloco”, analisou.
Em primeira reunião, o grupo avaliou o formato do consórcio. No próximo encontro, ainda sem data definida, será estabelecida a participação de servidores e servidoras na frente regional.







